Neste curso você tem uma visão das diversas tecnologias relativas aos sistemas automatizados que são utilizados nas indústrias. De forma bastante simpli­ficada, abordamos elementos da automação que, aparentemente, parecem complexos e até mesmo assustadores, como robôs, máquinas CNC, sistemas CAD/CAM, inteligência artifi­cial, realidade virtual etc.

Tipo:
ÁREA TÉCNICA

Modalidades:
EAD

Público alvo:
Interessados em desenvolver competências e habilidades necessárias para atuar na área. Profissionais que objetivem a aquisição de conhecimentos de base científica, técnica e humanista, direcionados para à Automação Industrial.

Duração:
12 meses

Previsão de início:
MODULAR

Objetivo:
O objetivo geral do curso visa à formação de um profissional-cidadão, técnico, com competência técnica, humanística e ética para desempenhar suas atividades profissionais com elevado grau de responsabilidade social na área de Automação Industrial.

Conteúdo Programático:

1)Introdução a automação
2)Ciclo de um produto
3)Eletricidade e automação
4)Eletricidade: acionamento de motores elétricos
5)Atuadores e válvulas
6)Circuitos pneumáticos e hidráulicos
7)Sensoriamento. Eletrônica: conceitos básicos
8)Eletrônica: circuitos especiais
9)Microcomputadores
10)Evolução dos computadores
11)Controles lógicos programáveis (CLPs)
12)Software
13)CAD: conceitos básicos
14)Computador, produto e manufatura
15)Máquinas CNC
16)Robôs industriais
17)Sistemas flexíveis de manufatura
18)Tecnologia do futuro
19)Engenharia simultânea

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Certificados serão redigidos na orientação da lei nº 9.394, artigo 48 de 20/12/96; decreto nº 5.154/04; deliberação CEE 14/97 (indicação CEE 14/97). Os cursos não geram direito a cadastro em entidades de classe. Cursos livres em nível de extensão universitária oferecido pela FATEC, Artigo 50, regulamento geral da FATEC, resolução FATEC/PROEX