Atua no planejamento, na organização e no gerenciamento de um hospital, seja público, seja privado, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas e casa de repouso para idosos. Como tem conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, pode trabalhar para manter a infraestrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele, e ainda definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender. É de sua responsabilidade o planejamento da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, a limpeza e até a destinação dos resíduos hospitalares. Também pode agir em campanhas de saúde para o controle de epidemias. Outros locais de trabalho podem ser farmácias e empresas de seguro hospitalar.

Tipo:
SUPERIOR

Modalidade:
EAD

Público alvo:
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área.

Duração:
18 meses – Superior Sequencial – reconhecimento Resolução Nº 1 DE 27/01/99. MEC.

Previsão de início:
modular

Objetivo:
O Curso Gestão Hospitalar (Gestão Hospitalar) tem como objetivo formar profissionais aptos a prestar serviços relacionados às ações de saúde, de modo que cada estado e município possam utilizar os recursos disponíveis para atender às necessidades e demandas gerenciais da população decorrentes dos processos de consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conteúdo Programático:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA
ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO HOSPITALAR
ADMINISTRAÇÃO DE FARMÁCIA HOSPITALAR
QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
MARKETING PARA EMPREENDIMENTOS DE SAÚDE
ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
AUDITORIA PARA EMPREENDIMENTOS DE SAÚDE
SERVIÇOS HOSPITALARES DE APOIO E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Certificado redigido na orientação da portaria nº 4.363 de 29/12/2004 (DOU de 30/12/2004, seção 1 páginas 67/68). Resolução CES nº 1 de 27/01/99, nos termos do artigo 44 da lei 9.394/96. (DOU de 03/02/99 seção 1 página 13). Não gerando direito a cadastro em entidades de classe.  Curso em nível de extensão universitária oferecido pela FATEC – Base legal: LDB (Lei 9394, de 20/12/1996), nos seguintes artigos: Artigos 43, parágrafo I, III, IV,V, VI e VII.  Artigo 44 parágrafo IV.  Artigo 47 parágrafo II.  Artigo 50, regulamento geral da FATEC, resolução FATEC/PROEX.