Considerando a realidade da exclusão do processo educativo enfrentada principalmente com as crianças portadoras de necessidades especiais (deficiência intelectual), o curso em Educação especial e inclusiva  (área: Deficiência Intelectual) visa a preparar o profissional de educação para atuar na perspectiva de uma educação inclusiva, seja no atendimento educacional especializado, no sistema regular de ensino, proporcionando ambiente de atendimento adequado, discussão, compartilhamento de experiências, produção e difusão de novos conhecimentos na área.

Tipo:
SUPERIOR

Modalidade:
EAD

Público alvo:
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área.

Duração:
18 meses – Superior Sequencial – reconhecimento Resoluções Nº 1 DE 27/01/99. MEC.

Previsão de início:
modular

Objetivo:
O curso Educação Especial: atualidades e tendências do processo inclusivo para a pessoa com deficiência intelectual visa a identificar, analisar e discutir criticamente os fundamentos, as implicações e a ação pedagógica para a prática inclusiva em casos de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), especificamente ligados à Deficiência Intelectual, operacionalizando os conteúdos estudados como instrumentos para a atuação profissional nesse contexto, na medida em que se constrói uma perspectiva científica e se desenvolve a postura de profissional pesquisador em Educação Especial.

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Metodologia do Ensino Superior e Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Especial Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior. Educação Inclusiva. Princípios subjacentes à política de inclusão educacional de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Amparo político e legal para a Educação Inclusiva.
Módulo 2: Metodologia Científica e Educação Especial: implicações para a prática inclusiva O processo de produção do conhecimento científico. Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso. Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos. O conceito de inteligência. Bases biológicas e pressupostos teóricos. Possíveis características apresentadas pelas pessoas com deficiência intelectual. Demanda educacional destas pessoas no contexto da educação inclusiva.
Módulo 3: Ação Pedagógica para a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual As particularidades da ação pedagógica em cada nível do ensino regular junto à pessoa com deficiência intelectual. Motivação, currículo e procedimentos de ensino e avaliação na educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual. Estratégias de ensino especificadas no uso de recursos facilitadores para a promoção do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Certificado redigido na orientação da portaria nº 4.363 de 29/12/2004 (DOU de 30/12/2004, seção 1 páginas 67/68). Resolução CES nº 1 de 27/01/99, nos termos do artigo 44 da lei 9.394/96. (DOU de 03/02/99 seção 1 página 13). Não gerando direito a cadastro em entidades de classe.  Curso em nível de extensão universitária oferecido pela FATEC – Base legal: LDB (Lei 9394, de 20/12/1996), nos seguintes artigos: Artigos 43, parágrafo I, III, IV,V, VI e VII.  Artigo 44 parágrafo IV.  Artigo 47 parágrafo II.  Artigo 50, regulamento geral da FATEC, resolução FATEC/PROEX.