Por letramento compreende-se o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. Já a Alfabetização, consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

Tipo:
SUPERIOR

Modalidade:
EAD

Público alvo:
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área.

Duração:
18 meses – Superior Sequencial – reconhecimento Resoluções Nº 1 DE 27/01/99. MEC.

Previsão de início:
Modular

Objetivo:
O curso se orienta pelo objetivo de desenvolver as competências profissionais necessárias a todo profissional que ensina ler e escrever. A necessidade de oferecer a esses profissionais o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos, além do conhecimento das propostas teóricas e práticas da alfabetização e do letramento justificam a estrutura didática do curso.

Conteúdo Programático:

Módulo 1:
Metodologia do Ensino Superior e Fundamentos da Alfabetização e do Letramento
Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior.
Os processos de ensino – aprendizagem para a formação de leitores e produtores de texto.
Módulo 2:
Metodologia Científica e Letramento e Alfabetização na Prática Pedagógica
O processo de produção do conhecimento científico
Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso
Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos
Conceitos de alfabetização e de letramento
Alfabetização com texto
Evolução da escrita infantil
Recomendações didáticas para cada fase
Módulo 3:
Letramento e ensino da Língua Portuguesa
Letramento e Alfabetização
Prática Pedagógica no processo de alfabetização
O ensino da Língua Portuguesa
Cibercultura

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Certificado redigido na orientação da portaria nº 4.363 de 29/12/2004 (DOU de 30/12/2004, seção 1 páginas 67/68). Resolução CES nº 1 de 27/01/99, nos termos do artigo 44 da lei 9.394/96. (DOU de 03/02/99 seção 1 página 13). Não gerando direito a cadastro em entidades de classe.  Curso em nível de extensão universitária oferecido pela FATEC – Base legal: LDB (Lei 9394, de 20/12/1996), nos seguintes artigos: Artigos 43, parágrafo I, III, IV,V, VI e VII.  Artigo 44 parágrafo IV.  Artigo 47 parágrafo II.  Artigo 50, regulamento geral da FATEC, resolução FATEC/PROEX.