Os estudos sobre a iniciação esportiva não são recentes. Nesta perspectiva, Almeida (2005) diz que na década de 1970 encontra-se vasta bibliografia de autores estrangeiros sobre o assunto e, na década de 1980, essa preocupação passa a ser também dos autores nacionais. O termo iniciação esportiva é conhecido mundialmente como um processo cronológico no transcurso do qual um sujeito toma contato com novas experiências regradas sobre uma atividade físico-esportiva.

Tipo:
ÁREA DE PÓS GRADUAÇÃO

Modalidade:
EAD

Público alvo:
Graduados em Educação Física ou graduados na área da Saúde que se interessem pela aplicação sistemática de atividade física para crianças e adolescentes

Duração:
12 meses

Previsão de início:
Modular

Objetivo:
Capacitar o participante do na área de iniciação desportiva através de técnicas modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao esporte, contribuindo para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto desempenho.

Conteúdo Programático:

Aspectos Biológicos, Psicológicos e Maturacionais da Infância à Adolescência Associados ao Exercício e Treinamento
Metabolismo energético na infância e adolescência associado ao exercício e treinamento
Aspectos sociológicos e psicológicos aplicados na infância e adolescência e o papel da Educação Física Escolar na iniciação esportiva
Maturação biológica e desenvolvimento associado ao exercício e treinamento
Antropometria, análise de desempenho e aptidão física na infância e adolescência
Detecção e seleção de talentos
Treinamento precoce e score Z
Fisiologia e Desempenho Esportivo na Infância e Adolescência
Aspectos nutricionais na infância e adolescência associados ao exercício e treinamento
Aspectos da fisiologia imune e endócrina na infância e adolescência associados ao exercício e treinamento
Aspectos da fisiologia cardiorrespiratória na infância e adolescência associados ao exercício e treinamento
Capacidades físicas metabólicas na infância e adolescência associadas ao exercício e treinamento: VO2 máximo e limiar anaeróbio
Metodologia do Treinamento Aplicada na Infância e Adolescência
Capacidades físicas neuromotoras na infância e adolescência associadas aoexercício e treinamento: força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio, ritmo e flexibilidade Iniciação esportiva nos esportes coletivos e na ginástica geral Iniciação esportiva no atletismo Iniciação esportiva em atividades aquáticas
Periodização e sistemas de treinamento na infância e adolescência

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Todos nossos cursos de pós-graduação, seguem as normas estabelecidas pela Portaria nº 01/2015 FATEC, Resolução CNE/CES nº 01/2007 MEC em 08/06/2007 e Resolução CNE/CES nº 2 MEC em 12/02/2014.