O curso enfatizará estudos e discussões que possibilitem a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a concepções atuais sobre o ensino da Biologia, permitindo a integração das dimensões histórica e empírica na sala de aula, o conhecimento e a elaboração de recursos didáticos e de novas tendências tecnológicas no ensino das ciências.

Tipo:
ÁREA DE PÓS GRADUAÇÃO

Modalidades:
EAD

Público alvo:
Profissionais de nível superior de diversas áreas, com curso concluído em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Duração:
12 meses

Previsão de início:
modular

Objetivo:
Busca-se, ao longo deste curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma organização efetiva do trabalho pedagógico nos espaços escolares. Assim, são abordados os principais desafios aos professores, como a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos de algumas das concepções atuais sobre o ensino da Biologia, de modo a subsidiar ações eficazes na organização das práticas
pedagógicas.

Conteúdo Programático:

Relação do homem x natureza;
Relação do homem com a natureza dando uma visão histórica deste processo;
Relação histórica de desenvolvimento sustentável;
 As convenções das organizações das nações unidas;
Conservação;
Comunidades biológicas;
As zonas climáticas;
Variações climáticas e o clima no mundo;
O conceito de bioma;
Aplicações ecológicas;
Origem e conceitos da ecologia;
Os organismos vivos;
Conservação de populações de espécies;
Espécies-chave e recursos;
As populações;
Estruturas das populações e padrões de distribuição;
Isolamento e territorialidade.

Prazo de entrega das avaliações:
– Calendário disponibilizado no Ambiente Virtual

Duração dos cursos:
– Mínimo 6 meses;
– Máximo 18 meses;

Diploma de graduação
Obs.: Caso, no ato da matrícula, o candidato NÃO possua o diploma de graduação, poderá apresentar uma Certidão de Conclusão ou Histórico da conclusão do curso.

Todos nossos cursos de pós-graduação, seguem as normas estabelecidas pela Portaria nº 01/2015 FATEC, Resolução CNE/CES nº 01/2007 MEC em 08/06/2007 e Resolução CNE/CES nº 2 MEC em 12/02/2014.