O “cidadão” religioso é alguém que é consciente dos fundamentos e das implicações de sua fé. Crê, sabe que crê e é consciente das razões e consequências de sua fé. Para isso, precisa de teologia. É humano crer conscientemente. A formação teológica é um direito do cristão. Embora ela esteja diferenciadamente ao alcance de uns e outros, ela não pode faltar no contexto de uma comunidade. Particularmente, as lideranças têm direito a ela. Em épocas passadas, ela era tida como uma exigência e um privilégio da hierarquia da Igreja. Hoje, cada vez mais, se reconhece e se afirma o direito de todo cristão a uma compreensão aprofundada da sua fé, vale dizer, a uma boa teologia. E cada vez mais se percebe o interesse por essa formação. O curso de Teologia na Universidade será uma instância que disponibilizará o serviço da formação teológica à comunidade regional. E multiplicará os teólogos que, por sua vez, serão “fermento teológico” nas comunidades e na sociedade. Os cristãos da região e a sociedade, como um todo, estarão sendo atendidos num direito inerente à sua natureza.

Tipo:
ÁREA TEOLÓGICA

Modalidades:
EAD

Público alvo:
O curso de Bacharel em Teologia é destinado a todos os interessados, seja para os que pretendem exercer os diversos ministérios eclesiais na condição de presbíteros, diáconos, agentes comunitários e pastorais, ou para aqueles que pretendem dedicar-se ao Magistério como professores de Teologia e outras ciências do campo teológico.

Duração:
48 meses

Previsão de início:
MODULAR

Objetivo:

  1. Proporcionar formação teórica e prática sólida nas diversas áreas de saber da Teologia: análise da realidade, interpretação e comunicação da Escritura, Teologia Prática e Missão, Elaboração Doutrinária e Teológica.
  2. Capacitar ao exercício dos diversos ministérios da Missão Integral da Igreja através de estágios supervisionados.
  3. Estabelecer relações entre a Teologia, a pesquisa e reflexão científicas e atuação da sociedade organizada, através de atividades culturais e eventos educacionais.
  4. Promover a integração com as Igrejas Cristãs e o desenvolvimento de uma vida espiritual plena.
  5. Capacitar ao exercício pastoral em Igrejas, ao trabalho missionário local e transcultural, à assessoria e atuação na formação e desenvolvimento de comunidades religiosas, à prestação de serviços de capelania: hospitalar, presidiária, escolar fundamental, média e universitária, forças armadas, etc.

Conteúdo Programático:

 Sociologia da Religião
 Filosofia da Religião
 Português Instrumental
 Teologia Sistemática
 Métodos e Estudo da Bíblia
 Introdução a Teologia
 Estudo do Novo Testamento
 Aconselhamento Cristão
 Hebraico
 Homilética
 Liderança Cristã
 Contracultura Cristã
 Escatologia
 Geografia Bíblica
 Educação Cristã
 Grego Comum
 Cristologia
 Missiologia
 Estudo Velho Testamento
 Psicologia da Religião
 Soteriologia
 Hermenêutica
 Metodologia da Pesquisa Científica
 Administração Eclesiástica
 Habilitações:
 Administração Eclesiástica
 Educação Cristã
 Missão Urbana
 Teologia Sistemática

Curso em nível de extensão universitária oferecido pela FATEC – Base legal: LDB (Lei 9394, de 20/12/1996), nos seguintes artigos: Artigos 43, parágrafo I, III, IV,V, VI e VII.  Artigo 44 parágrafo IV.  Artigo 47 parágrafo II.  Artigo 50, regulamento geral da FATEC, resolução FATEC/PROEX.